transição de carreira

Você sabia que a transição de carreira é um momento que está sendo cada vez mais comum na vida das pessoas? Segundo pesquisas realizadas no LinkedIn, apenas 30% dos profissionais seguiram a carreira que sonhavam.

Já um levantamento realizado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), as vagas voltadas para empresas de tecnologia cresceram mais de 63% em 2020.

Logo, mesmo em um cenário de crise econômica mundial, a área promete bons frutos para seus profissionais. Dessa maneira, podemos dizer que o mercado de tecnologia é extremamente atrativo mesmo para aqueles profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho tecnológico.

Porém, em um mundo cada vez mais acelerado e competitivo, iniciar a transição de carreira dentro da área de TI exige um grande planejamento e força de vontade, afinal, pode ser um longo desafio.

Mas se você está disposto a encarar esse momento e transformar sua vida profissional, chegou no conteúdo certo! Vamos te ajudar a entender mais sobre essa etapa dentro do universo de TI e o que você precisa saber para se planejar, vamos lá?

Afinal, por que a transição de carreira ocorre?

A transição de carreira ocorre quando o profissional não está mais satisfeito com sua atual ocupação e deseja mudar sua área de atuação. Ou seja, pode ser que você já esteja inserido dentro do mercado de TI há certo tempo na área de programação, e começa enxergar novas oportunidades dentro do setor de segurança de dados!

Esse momento pode ocorrer por diversas razões, seja para desbravar novos desafios e projetos, ou até mesmo para encontrar a felicidade e uma melhor qualidade de vida. Existem diversas possíveis motivações e por isso, elencamos algumas das principais que levam o profissional a realizar a transição de carreira. Veja:

Remuneração

As atuais mudanças econômicas e sociais incentivam a criação de novos cargos e posições dentro da TI. Além de que as companhias passaram a ter investimentos mais robustos para esse setor, a fim de garantirem, por exemplo, um bom sistema de comunicação ou até mesmo uma gestão eficiente de dados em cloud.

Com novos cargos, novas remunerações surgem! Assim, esse cenário pode ser atraente para diversos profissionais que desejam dar um upgrade na sua renda. Logo, a remuneração poder ser um dos motivos que levem a transição de carreira!

Entretanto, é de extrema importância que a busca por outros setores esteja atrelada também a evolução das capacitações do profissional, como o desenvolvimento das hard e soft skills. Dessa maneira, será possível obter um sucesso real na carreira que desejar!

Evolução profissional

É comum que o profissional acabe nutrindo um sentimento de estagnação na sua atual posição de trabalho. A falta de evolução pode fazer com que ele se sinta frustrado e perca a energia para realizar suas tarefas diárias.

Por exemplo, um colaborador que está há mais de 10 anos no setor de gestão de TI, pode encontrar na carreira de DPO um novo caminho para ampliar suas habilidades.

Sendo assim, a transição de carreira passa a ser uma opção a ser estudada para que o objetivo de desenvolvimento possa ser atingido!

Novos desafios

Alguns profissionais também passam a não se sentirem mais instigados por sua atual posição. Seja porque não percebem mais desafios inovadores ou não realizam projetos diversificados.

Dentro do universo da TI, novos desafios são impostos todos os dias nas mais variadas áreas. Isso porque, as inovações do setor são diárias! Logo, caso você se encontre em um cargo mais teórico, pode buscar por opções mais práticas, como as de programação e desenvolvimento.

Assim, a busca por novos desafios é uma das razões que mais levam os profissionais a realizar a transição de carreira, a fim de tornar-se mais proveitosos!

Descoberta de novas habilidades

Ao longo da vida, muitos profissionais se deparam como novas oportunidades e situações de amadurecimento que o levam a descoberta de novos talentos e habilidades para outros campos de atuação.

Esse é um motivo muito comum para a transição de carreira! O profissional passa a visualizar que suas habilidades podem ser mais bem aproveitadas dentro de uma outra área.

Como, por exemplo, um profissional que atua no setor de suporte técnico e tem afinidade com a área da matemática, pode encontrar na carreira de Cientista de dados um caminho para o desenvolvimento de suas habilidades.

Satisfação pessoal

Você pode ter começado sua trajetória dentro da área de desenvolvimento, mas com o passar dos anos, adquiriu experiência e outros conhecimentos que o fizeram apreciar cada vez mais o setor de cibersegurança!

Esse cenário o levou a sentir uma certa insatisfação com sua área atual. E, está tudo bem! Muitas vezes a transição de carreira pode ocorrer quando o profissional almeja outra carreira que o traga uma satisfação pessoal maior.

Separar os anseios da vida profissional com a felicidade pessoal é quase impossível, uma vez que quando estamos insatisfeitos com a carreira, essa sensação afeta também a nossa qualidade de vida e sentimentos de realização.

Aprenda a planejar uma transição de carreira em 5 passos!

Bom, agora você deve estar se perguntando: como devo iniciar o meu plano de transição de carreira?

Abaixo, separamos algumas dicas eficazes de como realizar isso, para que você saiba quais pontos devem ser levados em consideração para que essa passagem seja feita de forma tranquila.

Veja:

1. Identifique os motivos de insatisfação

O primeiro ponto é analisar profundamente os motivos que te inspiram a mudar de área. Isso é fundamental para que você consiga avaliar esses pontos e buscar uma solução ideal.

Caso contrário, é provável que você retorne no mesmo problema e enfrente essa dor novamente. Isso porque, realizar uma transição de carreira sem possuir um planejamento e sem praticar o autoconhecimento, gera frustrações e insatisfações que levam o profissional a continuar mudando de área de forma recorrente. 

É importante elencar todos os motivos e trazê-los para o seu consciente, e uma sugestão é relacionar os prós e contras em um papel. Isso pode ajudá-lo a processar a melhor decisão para sua carreira.

Alguns questionamentos que podem auxiliá-lo:

  • Sua insatisfação é uma questão financeira? Sua remuneração atual é menor do que o mercado oferece/do que você gostaria?
  • A sua carreira atual te traz satisfação?
  • Pensando em um cenário de médio a longo prazo, sua profissão possui possibilidades para o futuro e pode ser explorada?
  • Você é feliz com o que realiza e da maneira que faz?
  • Sua área de atuação traz o reconhecimento que deseja?
  • Você conhece quais são suas principais habilidades/talentos?
  • Será que suas habilidades não poderiam ser mais úteis em outras áreas da profissão?

2. Amplie seus objetivos de carreira

O que você queria ser quando criança? Sim, faça essa pergunta!

Através de um acompanhamento profissional voltado para uma orientação vocacional, será possível validar se aquilo que você pensar ser apenas uma pequena habilidade não possa se tornar uma possibilidade de carreira no futuro.

É importante que você também explore novos ares! Converse com profissionais de outras áreas e conheça mais sobre suas rotinas e desafios.

3. Faça um planejamento financeiro

Esse é um ponto essencial para a sua transição de carreira. Querendo ou não, sua atual posição já te traz uma determinada estabilidade, é um ponto de apoio caso as coisas não saiam como planejado.

Por isso, realize um planejamento financeiro e organize-se para adequar sua vida a uma nova renda!

4. Especialize-se!

Para conseguir transitar mais facilmente para uma nova carreira, é imprescindível apostar em novas especializações. Um curso técnico, uma pós-graduação e até mesmo uma especialização são ótimas alternativas!

Caso você deseje mudar de área dentro da TI, é interessante conhecer quais são as principais certificações de cada setor que mais chamam a atenção dos recrutadores. Dessa maneira, isso expandirá seus conhecimentos e facilitará sua inserção nessa nova área de atuação.

5. Procure colocação no mercado

Feito o planejamento para a transição de carreira, está na hora de olhar para o mercado! Não adianta trocar o certo pelo duvidoso. Nosso mundo está se transformando de maneira cada vez mais rápida – especialmente quando pensamos no pós-pandemia.

Com isso, diversas profissões estão nascendo e se fortalecendo, enquanto outras estão fadadas à extinção. Dentro da área de TI, os suportes técnicos estão acolhendo o modelo de chatbots, entretanto, a área de Inteligência Artificial vem apresentando altos índices de crescimento.

Logo, estude as estatísticas e veja quais áreas da TI possuem mais perspectivas de continuar crescendo no futuro!

Conheça a Conquest One e transforme sua carreira!

Conforme pudemos perceber, o momento de transição de carreira exige grande coragem, planejamento e vontade de transformar e ressignificar a vida profissional.

Após estar preparado para este novo desafio, é fundamental contar com o parceiro certo para te realocar nessa nova área do mercado de tecnologia!

A Conquest One é uma empresa de Staffing especializada em TI, que busca por profissionais qualificados para promover os melhores serviços. Para isso, atuamos através de métodos modernos e inovadores de recrutamento e seleção.

Então se você entende de tecnologia e é apaixonado pelo que faz, que tal cadastrar o seu currículo no nosso site?

Venha descobrir o que podemos fazer pela sua carreira!

Siga nosso Instagram e acompanhe as novidades.

Somos especialistas em Staffing de TI. Conte conosco para buscar, selecionar, acompanhar e reter talentos de tecnologia. 

Soluções