Mercado de TI: confira as principais tendências da inovação digital!

mercado de TI

A tecnologia é um recurso cada vez mais importante para as empresas interagirem com os clientes, serem mais produtivas e, consequentemente, alcançarem melhores resultados. Esse cenário se tornou ainda mais evidente com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que consolidou a relevância do mercado de TI.

Afinal, as companhias precisam investir em soluções tecnológicas que sejam capazes de mantê-las competitivas, inovadoras e, ao mesmo tempo, próximas do público-alvo. Se isso não for concretizado, as chances de perder espaço para a concorrência se tornam maiores.

Neste artigo, vamos detalhar as principais tendências do segmento de Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de ajudá-lo a enxergar os novos rumos do mercado de trabalho e quais são as melhores oportunidades para aperfeiçoar o seu negócio. Confira!

As principais tendências do mercado de TI

Para sobreviver no mundo corporativo é necessário estar sempre inovando os processos da sua empresa e para ajudá-lo existem diversas soluções providas pela tecnologia. Pensando nisso, vamos destacar as principais tendências do mercado de TI. Acompanhe!

Blockchain

Consiste em uma tecnologia de bancos de dados que funciona como um livro contábil, responsável pelo registro de transações. Esse recurso é bastante usado para a movimentação de Bitcoin, já que adota a criptografia de maneira descentralizada.

Além de ser muito empregado no segmento financeiro, o Blockchain tem sido utilizado por outros setores para registrar os dados com segurança e transparência. Atualmente, essa ferramenta permite registrar documentos e identidades, além de certificar e verificar a autenticidade de arquivos e documentos digitais.

Ademais, propicia rastrear produtos, verificar a localização de medicamentos e evitar falsificações em decisões do Poder Judiciário e em processos eleitorais.

Inteligência Artificial

Apresenta como principal característica a possibilidade das máquinas adquirirem conhecimento para executar atividades humanas por meio de algoritmos. Um exemplo disso são os chatbots que possibilitam a interação virtual com as pessoas, como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon.

Esses recursos estão habilitados para responder às perguntas dos usuários, de acordo com as informações solicitadas. A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que está sendo cada vez mais empregada pelas corporações para agilizar processos e expandir a produtividade.

Hiperautomação

É uma das tendências do mercado de TI mais inovadoras, visto que é uma evolução da automação a qual engloba várias ferramentas, como a inteligência artificial, o machine learning, a Automação Robótica de Processos (RPA) e o uso de softwares empacotados.

Seu principal objetivo é fazer com que todos esses recursos trabalhem em conjunto para elevar a capacidade de decisão da IA, minimizando assim a participação humana em atividades digitais. As companhias podem obter várias vantagens com essa tecnologia, como:

  • Reduzir o esforço dos funcionários;
  • Diminuir a possibilidade de erro humano;
  • Expandir a produtividade da equipe.

A Amazon e a FedEx são exemplos de empresas que apostam na automação para executar as tarefas com mais eficiência, priorizando a redução de custos e proporcionando uma experiência mais rica aos consumidores.

Cloud computing

A computação em nuvem é uma solução que se tornou ainda mais relevante para as empresas devido o cenário pandêmico. Em virtude de permitir o acesso a documentos e sistemas de forma remota, o que é fundamental para dar mais mobilidade aos funcionários.

Uma vez que essa tecnologia viabiliza, com elevado grau de segurança da informação, acessar dados e sistemas corporativos a partir de um dispositivo conectado à internet. Muitas corporações têm apostado na cloud computing como uma alternativa para reduzir gastos com infraestrutura de TI.

Afinal, várias despesas são geradas para manter um data center próprio. Entre elas estão os gastos como energia elétrica, aquisição e manutenção de equipamentos, gerenciamento de funcionários e sistemas para monitorar o ambiente. Esses são alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora de optar pela cloud computing!

Big Data e Analytics

É uma solução que trabalha com dados, estruturados ou não, que possibilitam oferecer as empresas informações relevantes sobre diversos itens, como desempenho operacional, comportamento dos clientes, mercadorias mais compradas etc.

À medida que dados precisos e abrangentes são indispensáveis para a tomada de decisão, mais as empresas apostam em ferramentas como o Big Data e Analytics para realizar investimentos e avaliar as diversas tendências do mercado.

Em virtude do alto nível de competitividade, as companhias não podem se dar ao luxo de tomar decisões equivocadas. Um erro pode gerar prejuízos não apenas financeiros, mas principalmente de imagem!

Internet das Coisas

A presença de dispositivos inteligentes está cada vez mais comum em todos os lugares do mundo. Afinal, eles contribuem para agilizar uma série de tarefas, como monitorar o trânsito, identificar a presença de pessoas em um ambiente, monitorar o consumo de energia elétrica, controlar a produção em uma fábrica etc.

A Internet das Coisas (IoT) consiste na possibilidade de equipamentos estarem conectados à rede mundial de computadores para executar tarefas importantes e fornecer dados em tempo real, o que colabora, de forma impactante, para a tomada de decisão.

Conte com a Conquest One para proporcionar a inovação digital ao seu negócio!

Acompanhar as tendências do mercado de TI é uma iniciativa que deve ser feita pelas empresas de maneira estratégica. Do contrário, elas não terão condições de superar os desafios impostos pela transformação digital.

Referência no recrutamento e seleção de profissionais de TI, a Conquest One é uma empresa de hunting e outsourcing que pode ajudar você a encontrar o trabalho ou projeto ideal de acordo com seu perfil.

Utilizamos tecnologias e recursos de última geração, criando um processo 100% digital e entregando os melhores talentos do mercado. Temos as melhores oportunidades para os especialistas nas tecnologias mais requisitadas para 2021!

Se você ainda não cadastrou seu currículo em nosso banco de dados, aproveite e faça isso agora mesmo. Existem inúmeras vagas em tecnologia à sua espera. É só conferir e se candidatar!  

Siga nosso Instagram e acompanhe as novidades.

Somos especialistas em Staffing de TI. Conte conosco para buscar, selecionar, acompanhar e reter talentos de tecnologia. 

Soluções