DPO: conheça essa nova oportunidade de carreira em TI

DPO

Se você está atualizado no mercado de TI, já deve ter se deparado com a sigla DPO. Talvez você já saiba ao que ela se refere, ou pode estar na dúvida sobre o significado desse novo termo. Em ambos os casos, é interessante se informar para continuar sempre atualizado!

A sigla é, na realidade, um novo cargo que surgiu recentemente na área de Tecnologia da Informação (TI). Seu significado vem de Data Protection Officer, e está diretamente atrelado às novas leis de proteção de dados. A primeira delas foi a GDRP, na Europa, e agora o Brasil implementa a Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD).

Com a criação desse novo cargo, há diversas vagas surgindo no mercado. Além disso, essa nova posição apresenta uma grande valorização, salários interessantes e influências relevantes para as empresas. Tudo isso, obviamente, àqueles que possuem certificação e conhecimento para exercer a função.

O desenvolvimento desse novo cargo não é apenas fomentado por uma nova legislação, e sim pela importância que o setor de tecnologia vem recebendo atualmente. Se você ficou interessado no assunto e quer entendê-lo melhor, confira mais sobre o cargo de DPO abaixo!

O que é um Data Protection Officer (DPO)?

Com o crescimento constante da preocupação com a segurança dos dados, diversas são as carreiras que ganharam destaque no mercado. Uma delas é a de DPO — Data Protection Officer, ou Diretor de Proteção de Dados.

Para entendê-la melhor, porém, é preciso antes estar atualizado a respeito da LGPD. Essa é a sigla para a Lei Geral de Proteção de Dados, que define as regras para a coleta, proteção, armazenamento e uso de informações sensíveis.

Em vigor no Brasil desde setembro de 2020, é preciso contar com profissionais que garantam que a sua empresa esteja em conformidade com as novas imposições da lei. É nesse cenário que entra o DPO, o novo cargo que ganha cada vez mais demanda dentro das companhias.

Esse profissional é responsável por cuidar de toda a coleta de dados, além de também certificar a correta utilização dessas informações. Dessa forma, poderá fazer com que não somente a empresa, mas também seus clientes e fornecedores, sintam-se seguros e com seus dados protegidos.

Confira quais são as principais funções de um DPO!

Para entender as funções de um DPO, é preciso perceber que esta é uma posição de liderança e gestão presente no setor responsável pela adequação à LGPD. Dessa forma, essa função geralmente conta com uma equipe completa para auxiliá-lo nas tarefas diárias do departamento. Um ponto importante é entender que, ainda que se relacione com o TI, seu trabalho é independente.

Sabendo disso, pode-se dizer que suas principais atribuições partem da criação de um plano estratégico, que deve estar de acordo com a LGPD levando em consideração a estrutura e as necessidades da organização.

Com isso em mente, ele deve analisar cada um dos processos internos a respeito do tema. Pode ser necessário criar etapas, ou ainda adaptá-las, para que o objetivo seja atingido de forma eficaz.

Também fica sob sua incumbência a revisão e atualização das políticas de privacidade da companhia. Por fim, o DPO deverá estar sempre atento para agir a fim de diminuir ou estancar qualquer problema de dados que possa ocorrer.

A importância de um DPO para as empresas

Muito mais do que uma simples preocupação, a proteção de dados se tornou uma necessidade. Por conta disso, é imprescindível ter um profissional com conhecimento totalmente dedicado ao tema.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que as organizações estão cada vez mais suscetíveis a ataques cibernéticos. Eles podem ocorrer de diversas formas, e têm como principal foco as informações sensíveis.

Em alguns casos, os hackers estão buscando por dados confidenciais da própria companhia. Em outros, porém, o ataque ocorre com foco nas informações dos clientes, especialmente acerca de dados bancários e de localização.

Aqui se encontra o segundo ponto fundamental, a segurança dos consumidores. A LGPD surgiu para protegê-los, e segui-la à risca é uma obrigação de todas as empresas!

Para tomar frente em todas essas situações, se faz fundamental dispor na companhia de alguém que esteja atualizado e capacitado para lidar com tais ocorrências. A importância do DPO vai ser cada vez maior, assim como a cautela junto aos dados, arquivos e materiais que a empresa retém.

Como se tornar um DPO?

Com uma alta demanda no mercado, diversos são os profissionais que buscam se encaixar nas necessidades do cargo de DPO. Para isso, porém, é preciso analisar alguns pontos a fim de não se perder. Alguns deles serão explicados abaixo, para que você entenda se é possível candidatar-se para uma vaga como essa.

·       Conhecimento

Ainda que esteja diretamente ligado ao departamento de TI, o DPO não é um cargo necessariamente para profissionais de informática. Para atuar na área, é preciso sim conhecimento técnico sobre tecnologia, mas também sobre as leis vigentes, especialmente sobre a LGPD.

Existem diversos cursos no mercado para que os profissionais adquiram os conhecimentos necessários para ocupar essa posição nas empresas. Entretanto, é importante ter um bom planejamento financeiro, uma vez que o custo dessas certificações é considerado de médio para alto.

·       Perfil

Como explicado ao longo do texto, o perfil de um DPO é de alguém extremamente técnico e atualizado. Além disso, o cargo é de nível de direção, dessa forma é comum que ele seja ocupado por pessoas com mais experiência profissional. É habitual também que esse profissional tenha conhecimento em mais de dois idiomas e pelo menos um MBA no currículo

·       Salário

Falar sobre salários atualmente é bastante complicado, visto que depende muito de cada situação. A localização da companhia pode influenciar bastante, assim como o porte da organização. De qualquer forma, por ser um cargo de nível elevado, é comum encontrar salários atrativos

Saiba como encontrar vagas de DPO!

Acha que tem o perfil ideal para se tornar um DPO, ou está disposto a estudar para chegar a esse nível? Então é necessário contar com locais onde a busca por essas vagas seja mais efetiva!

A Conquest One é uma empresa de Staffing especializada em TI, que oferece a seus clientes soluções que vão de encontro às suas necessidades. De maneira ágil e precisa, recrutamos os melhores talentos no mercado de TI. Atuamos com métodos modernos de recrutamento e seleção!

É um profissional da área? Cadastre-se em nosso banco de vagas para encontrar seu próximo desafio!


Siga nosso Instagram e acompanhe as novidades.

Somos especialistas em Staffing de TI. Conte conosco para buscar, selecionar, acompanhar e reter talentos de tecnologia. 

Soluções