Dicas de como ampliar suas chances de crescer na carreira

Diante de um cenário de recessão, nos deparamos com diversas situações no que diz respeito ao desenvolvimento profissional. Casos de demissões e rebaixamentos de salários e notícias negativas sobre empregabilidade ocorrem todos os dias e, muitas vezes, nos deixamos atingir por essas informações, tendo como consequência o não investimento de recursos em nós mesmos.

Adiamos o curso de inglês tão necessário, postergamos cursos e especializações que poderiam nos ajudar a crescer na empresa atual ou conseguir uma vaga tão sonhada em outra organização, mas mesmo assim queremos nos desenvolver e alavancar nossa carreira.

Mas então, como podemos crescer no trabalho neste período de recesso?

Confira abaixo algumas dicas fundamentais para você ampliar suas chances de crescer na sua carreira:

1- Mostre-se interessado no crescimento da empresa, busque se envolver em projetos novos, em complementar seu conhecimento nas tarefas da equipe e não apenas no seu trabalho. Não foque nos problemas e nem na posição que você ainda não conquistou, foque no que deve ser feito para você se destacar.

2- Identifique as competências que você precisa desenvolver para atingir seu objetivo. Imagine que você está no ponto A e quer estar no ponto B: o caminho que liga os dois pontos é a trajetória que você passará, e para estar no ponto B você deverá se preparar. Com isso, analise suas habilidades, suas competências, suas características e, a partir daí, procure meios de se aperfeiçoar constantemente.

3- Invista em cursos online gratuitos. Existem muitos cursos interessantes online com custo bem acessível ou até mesmo gratuitos. Apostar nesses cursos pode ser uma ótima oportunidade de desenvolver sua carreira, pois você passará a colocar em prática na sua rotina de trabalho novos aprendizados, novas formas de realizar suas tarefas, estará atento para contribuir com ideias inovadoras juntamente com sua equipe.

4- Para aqueles que possuem uma verba disponível para investir em aperfeiçoamento, minha dica é que foque em especializações, análise de mercado e empreendedorismo para quem busca mudar de área de atuação. Os cursos formações que você fizer poderão ser aplicados no seu dia a dia de trabalho e o tornarão melhor naquilo que faz ou o qualificarão para exercer outra posição que deseja ocupar.

5- Domine um segundo idioma. Não podemos deixar de lado este ponto. O inglês definitivamente é um diferencial para uma promoção ou uma disputa de uma vaga de mercado.

6- Networking é imprescindível para crescer no trabalho. As pessoas com quem nos comunicamos são grandes aliadas para nos ajudar a alcançar destaque na carreira. Lembre-se: você é a média das cinco pessoas com quem você se relaciona e com isso lhe pergunto: com quem você está andando hoje? Com pessoas que possuem cargos de gestão, buscam crescer no ambiente de trabalho e se aperfeiçoam ou com pessoas que não estão nem aí com nada e que só reclamam da vida? Pense nisso!

Cada profissional deverá analisar o contexto no qual que está inserido e saber reconhecer os pontos listados acima. Não adianta seguir todas as dicas para crescer na carreira, se você se sente infeliz onde esta, se este for o caso, busque um local de trabalho que você se sinta melhor e reconhecido. Assim, busque se manter motivado e positivo para que seus projetos ocorram de maneira mais rápida e você se mantenha sempre atualizado e competitivo no meio em que está inserido.

Fonte: http://www.mundocarreira.com.br/opiniao/dicas-de-como-ampliar-suas-chances-de-crescer-na-carreira/

Siga nosso Instagram e acompanhe as novidades.

Somos especialistas em Staffing de TI. Conte conosco para buscar, selecionar, acompanhar e reter talentos de tecnologia. 

Soluções