Conheça os benefícios de contar com uma aceleradora de startup

startup

Um bom empreendedor não apenas desenvolve boas ideias para alcançar o sucesso, mas também sabe visualizar quais são os desafios que terá pela frente para construir um negócio sustentável. Esse olhar diferenciado engloba também a criação e o desenvolvimento de uma startup!

É comum que as startups contem com o apoio de uma aceleradora, cujo principal objetivo é colaborar para o empresário atingir bons resultados em curto prazo. Esse trabalho é realizado por meio de diversas ferramentas (investimento financeiro, mentoria, suporte de pesquisadores etc.).

As aceleradoras proporcionam uma oportunidade de networking muito grande e colaboram para a estruturação do negócio. Facilitando a inserção de companhias novas no mercado.

Portanto, vamos destacar como um apoio qualificado faz toda a diferença para expandir uma startup e vencer diversos desafios.

Confira!

Afinal, o que é uma aceleradora de startup?

A aceleradora consiste em uma organização destinada a ajudar startups que estão em estágio inicial. A intenção é fazer com que empresas com foco em inovação identifiquem oportunidades e adotem as melhores práticas para alcançar metas de crescimento rapidamente.

Com base em um grande conhecimento do mercado, a equipe da aceleradora colabora para uma startup criar uma rede de contatos, o que aumenta a possibilidade de interagir com o público-alvo e conquistá-lo.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), existem aproximadamente 40 aceleradoras no Brasil, que estão envolvidas em mais de 800 projetos. A tendência é que esse número aumente nos próximos anos, visto que é uma ação recentemente adotada dentro do país.

Para fazer parte de uma aceleradora, uma startup deve se inscrever e participar do processo seletivo. Caso seja escolhida, contará com o suporte extremamente qualificado, o que eleva as chances de atingir um desempenho notável.

 Aceleradora X Incubadora: entenda as diferenças

As aceleradoras e as incubadoras têm como meta contribuir para que os empreendedores desenvolvam um novo negócio. Elas priorizam empreendimentos que apresentam foco em inovação e capacidade de evoluir em um curto prazo.

Além disso, elas possuem diferenças marcantes. Uma delas é que a incubadora tem um acompanhamento mais contínuo. Já uma aceleradora de startup atua por “batch”, que consiste em turmas formadas por empresários selecionados para participar de programas com duração máxima de 12 meses.

Também vale destacar que a aceleradora tem uma gama de processos, metodologias e serviços voltados para a produção de resultados rápidos e de elevada produtividade.

De acordo com estudos recentes da Global Accelerators Learning Initiative (GALI), empreendimentos beneficiados por programas de aceleração tem mais possibilidades de obter investimentos e conseguir receitas maiores em comparação com os que não participam de nenhuma iniciativa de apoio.

É positivo mencionar que as incubadoras disponibilizam espaços físicos e infraestrutura para uma startup. Por outro lado, a aceleradora proporciona o acesso a metodologias e a ferramentas práticas, além de oferecer um apoio qualificado por meio de mentores e profissionais competentes e com boa experiência. 

As incubadoras têm um modelo de trabalho mais direcionado para pequenas empresas que atuam de acordo com uma necessidade governamental ou regional. Por isso, elas priorizam um plano de negócio estruturado para obter um financiamento público.

Outra característica marcante das incubadoras é a adoção do modelo tradicional de consultoria, com a presença de profissionais capazes de fazer a mediação entre empresas, administração pública e universidades.

Já as aceleradoras apresentam uma estrutura de trabalho mais flexível para evitar, ao máximo, qualquer burocracia. No próximo tópico, vamos apresentar quais são os principais benefícios desse modelo de apoio a startups.

Conheça os benefícios de uma aceleradora de startup

Há vantagens relevantes ao contar com o suporte de uma aceleradora. Por isso, vamos detalhar aquelas que podem ajudar uma startup a crescer de forma mais expressiva. Acompanhe!

Mentoria

As aceleradoras têm um grupo de mentores, composto por especialistas em diversos segmentos, como Tecnologia, Legislação, Recursos Humanos, Modelagem Financeira, Propriedade Intelectual etc.

Esses profissionais orientam os empreendedores a construir um negócio mais dinâmico e rentável. Para isso, eles também compartilham experiências vividas no mundo corporativo.

Workshops

Uma aceleradora de startup possibilita a realização de workshops direcionados para empresários que estão montando uma startup. Esses eventos proporcionam a obtenção de conhecimento e trocar experiências, além de também oferecer a oportunidade de fazer novos negócios, ou seja, de conhecer clientes em potencial.

Serviços

As aceleradoras disponibilizam capacitações online e a chance de participar de eventos presenciais que propiciam a uma empresa expor o pitch para players relacionados com o segmento de atuação.

Essas atividades são fundamentais para uma startup elevar sua visibilidade e ter mais condições de expandir sua participação no mercado por meio do desenvolvimento de ideias, da venda de produtos e da divulgação de serviços lançados para seu o público-alvo.

Parceiros

Dessa maneira, uma aceleradora ajuda não apenas na apresentação dos objetivos de uma startup, mas também auxilia na formação de líderes e na construção de um plano financeiro. Além disso, contribui para identificar falhas do negócio e resolver pendências relacionadas com a burocracia estatal.

Rede de investidores

Uma aceleradora também pode investir em uma startup, tendo como contrapartida uma parte da empresa em que está fazendo o aporte financeiro. É uma alternativa interessante para empreendedores que necessitam de dinheiro para impulsionar o negócio em curto prazo.

É fundamental que o gestor de uma startup analise todas essas características para visualizar qual aceleradora pode oferecer serviços mais atraentes para o seu negócio.

No próximo tópico, você vai conhecer o trabalho da CQ1 Lab, que ajuda no desenvolvimento de empresas inovadoras!

Conheça a CQ1 Lab, a aceleradora de startups!

Para garantir cada vez mais oportunidades de destaque, é imprescindível que as startups contem com o apoio de uma aceleradora. Assim, serão realizadas as ações necessárias para que haja divulgação e fortalecimento ainda maiores.

A CQ1 Lab é uma aceleradora criada em 2018 que faz parte da Conquest One, empresa de staffing especializada em TI, que atua com recrutamento e onboarding digital.

Através de tecnologias avançadas, a CQ1 Lab contribui com o desenvolvimento de empresas do segmento de gestão de capital humano, as HRTechs. Além de mentoria, a CQ1 Lab proporciona às startups a possibilidade de estarem inseridas no ecossistema de inovação.

Contamos com a criação de projetos que incentivem a inovação dentro do mercado de recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia!

Se você está em busca de um apoio qualificado para a sua startup, entre em contato conosco para conhecer o trabalho do CQ1 Lab.

Será um prazer ajudar você a atingir ótimos resultados!

Siga nosso Instagram e acompanhe as novidades.

Somos especialistas em Staffing de TI. Conte conosco para buscar, selecionar, acompanhar e reter talentos de tecnologia. 

Soluções