11 palestras do TED para profissionais de tecnologia

Os vídeos disponíveis na página do TED Talks podem ser uma boa pedida para aprender sobre um assunto rapidamente.

1. Para ficar motivado
Se você usa a internet há um bom tempo, provavelmente já ouviu falar nos TED Conferences. Com o slogan “Ideas Worth Spreading” (Ideias que merecem ser espalhadas) a organização sem fins lucrativos TED promove eventos para que o público possa ter oportunidade de ouvir grandes pensadores e palestrantes do mundo da tecnologia, entretenimento e design (daí a abreviação). O que diferencia o TED Conference de outros congressos e eventos é que além de contar com professores e personalidades notáveis, as palestras duram menos de 20 minutos e podem ser assistidas pela internet de qualquer lugar do mundo. Muitas delas ainda trazem legendas e transcrições em vários idiomas. Os vídeos disponíveis na página da organização, os TED Talks, podem ser uma boa pedida para aprender sobre um assunto rapidamente ou até mesmo se inspirar na hora de alavancar a carreira. Assuntos como cibersegurança, mercado de trabalho, tecnologias inovadoras e até Tim Berners-Lee compõem esta lista com 11 palestras inspiradoras do mundo da tecnologia. Confira.

2. O cibercrime no cotidiano
Não é apenas a NSA que observa todos os seus passos (ou cliques) pela web. Em um mundo com cada vez mais dispositivos móveis conectados, as ameaças à segurança tornaram-se um problema global. Nesse contexto, o especialista em cibersegurança, James Lyne, explica as mil e uma possibilidades que o cibercrime usa para espionar e roubar os dados dos internautas. Algumas delas, inclusive, são tão simples quanto compartilhar uma foto. Duração: 17:26 Legenda em português. Clique aqui para assistir.

3. A corrida das máquinas
A substituição dos trabalhadores por máquinas pode representar um cenário pessimista para o futuro, já que muitos profissionais se encontram hoje sem oportunidades de emprego ou de crescimento na carreira. No entanto, o diretor do centro de negócios digitais do MIT e pesquisador associado ao National Bureau of Economic Research, Erik Brynjolfsson, mostra o quanto as inovações podem nos beneficiar se pensarmos nos computadores como nossos colegas de trabalho.Duração: 11:56 Legendas em português Clique aqui para assistir.

4. Suas curtidas te definem
Você provavelmente já curtiu centenas de páginas no Facebook. Assista a esta palestra ministrada pela cientista da computação, Jennifer Golbeck, e descubra o quanto o Facebook e outras redes sociais sabem sobre você simplesmente através das páginas curtidas ou conteúdos compartilhados. Duração: 9:55 Legendas em português Clique aqui para assistir.

5. A era da Internet industrial
Já pensou se seu carro pudesse te avisar quando precisasse de um conserto? Nesta palestra do economista Marco Annunziata, confira como a tecnologia está transformando o setor industrial, criando máquinas que podem ver, sentir e reagir, para que sejam operadas de forma mais eficiente. Duração: 12:36 Legendas em português Clique aqui para assistir.

6. Como o Pivot pode mudar sua navegação na web
O fundador e diretor da Live Labs, Gary Flake, demonstra como funciona o Pivot, uma poderosa ferramenta que permite explorar de perto os dados na web e descobrir diferentes padrões ao navegar por grandes quantidades de imagens e dados online. Duração: 6:25 Legendas em português Clique aqui para assistir.

7. Manuseie pixels dentro de um computador

Parece que a fronteira entre o mundo físico e digital está ficando cada vez menor: o engenheiro e designer Jinha Lee idealiza uma incrível experiência de ter uma caneta que possa penetrar em uma tela para desenhar modelos em 3D e um protótipo de computador que permite alcançar objetos digitais pela tela para manipulá-los.Duração: 5:07 Legendas em português Clique aqui para assistir.

8. Um novo mercado de trabalho
O modelo tradicional de jornada de trabalho passa por mudanças. Muitos profissionais buscam oportunidades de trabalho com horários flexíveis. Mas como adotar este modelo sem prejudicar o contato entre os empregadores e funcionários? Nesta palestra, Wingham Rowan fala sobre a nova tecnologia que está desenvolvendo junto a sua equipe para que a contratação de trabalhadores por fatias de tempo seja possível em um mercado financeiro moderno e com mão de obra flexível. Duração: 12:20 Legendas em português Clique aqui para assistir.

9. O ano em que os dados foram abertos ao mundo
O criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee é um dos maiores defensores dos repositórios de dados em código aberto. Na TED2009, ele havia pedido para que governos, cientistas e instituições disponibilizassem seus dados na web. Então, na TED University 2010 ele, finalmente, mostra os interessantes resultados ao poder ligar esses dados em uma plataforma colaborativa. Imagine o quanto seria revolucionário se as agências de governo, universidades, companhias privadas e até indivíduos passassem a disponibilizar seus dados? Um mapa interativo de uma área de desastre, por exemplo, poderia mostrar em tempo real a situação do trânsito, a localização do campo de refugiados, entre outras informações úteis para o público com base em repositórios de dados. Duração: 5:33 Legendas em português Clique aqui para assistir.

10. Tecnologia em prol da humanidade
Ray Kurzweil tem uma visão otimista sobre a tecnologia. Em sua palestra, o engenheiro futurista afirma que o crescimento desenfreado da computação pode levar à criação de máquinas pensantes superinteligentes mais cedo do que esperamos. Com isso, ele também apresenta a Singularity University, uma instituição que tem como objetivo reunir, educar e inspirar líderes que queiram compreender e facilitar o desenvolvimento de tecnologias que avançam exponencialmente e utilizá-las em benefício da humanidade. Duração: 8:47Legendas em português Clique aqui para assistir.

11. A revolução do Big Data para a saúde
Coletar dados para a saúde era um trabalho bem complicado. Bater de porta em porta pelos vilarejos para fazer perguntas e depois anotar as respostas em vários formulários de papel poderia dar uma grande margem de erro na hora de catalogar os dados – e era com estas informações que os governantes tomavam grandes decisões para a população. Nesta palestra, o ativista em saúde e tecnologia, Joel Selanikio, fala sobre as mudanças radicais na realização de coletas de dados durante a última década, que vão desde a criação do PalmPilot e do Hotmail até a migração de dados para a nuvem. Duração: 16:18 Legendas em português Clique aqui para assistir.

12. O que há de errado com sua senha?
A pesquisadora de segurança, Lorrie Faith Cranor, estudou milhares de senhas utilizadas por internautas e descobriu uma quantidade surpreendente de erros que os internautas e até sites seguros cometem ao comprometer a segurança da rede. Você deve estar se perguntando como ela conseguiu estudar estas senhas reais sem invadir e comprometer estes dados tão pessoais, não é? Pois vale a pena conhecer esta história, principalmente se você ainda usa a senha “123456”.Duração: 17:41 Legendas apenas em inglês Clique aqui para assistir.

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/11-palestras-inspiradoras-da-ted-para-profissionais-de-tecnologia/

 

Siga nosso Instagram e acompanhe as novidades.

Somos especialistas em Staffing de TI. Conte conosco para buscar, selecionar, acompanhar e reter talentos de tecnologia. 

Soluções